viernes, 29 de marzo del 2024

Torra visita Portugal e agrada aos portugueses

|

Más noticias

- Publicidad -

O governo de Portugal não tomou posição sobre o referendo independentista da Catalunha em 2017, tampouco algum partido português posicionou-se abertamente favorável aos independentistas catalães. Porém, a atitude do parlamento português em aprovar uma resolução que pedia por uma solução política que respeitasse a opinião do povo da Catalunha fez com que a visita de Quin Torra a Lisboa fosse ainda mais importante.

O presidente de Generalitat participou na sexta-feira de uma conferência sobre os direitos da Catalunha intitulada «A Catalunha e o Direito à Autodeterminação – Uma Perspetiva Internacional» no ISCTE Instituto Universitário de Lisboa. Mas a ida de Torra a Portugal não se resumiu a conferência. Em entrevista a imprensa portuguesa, o presidente Generalitat ressaltou que veio agradecer aos portugueses pelo posicionamento, mesmo que o Executivo não tenha assumido uma posição mais clara.

- Publicidad -

“Vim sobretudo agradecer ao povo português”, declarou Torra a Agência Lusa. “Uma coisa são os Estados e os seus governos, logicamente, outra são os cidadãos e os parlamentos”, afirmou ao jornal digital Observador.

Antes de ir ao ISCTE, Torra esteve no parlamento, onde conversou com deputados de vários partidos, à direita e à esquerda, sobre o posicionamento internacional quanto a questão catalã. O jornal digital Esquerda.Net, ligado ao partido Bloco de Esquerda, destacou a visita de Torra aos deputados, onde ele pode apresentar um panorama da atual situação da Catalunha.

- Publicidad -

Alguns deputados ressaltaram a necessidade de diálogo e a importância de conhecer o ponto de vista dos catalães. “Não é todos os dias que conseguimos ter alguém que está no terreno a poder dar essa informação e obviamente que é sempre importante para nós, enquanto deputados”, afirmou a deputada do Bloco de Esquerda Isabel Pires ao Esquerda.Net. Isabel reforçou ainda, o direito a liberdade de expressar opinião políticas.

O que está aqui em causa é defendermos, obviamente, o direito das pessoas a puderem expressar a sua vontade política e que é isso que está, neste momento, aqui em causa também com os processos que se encontram em julgamento no Tribunal Supremo em Espanha”, declarou a deputada ao Esquerda.Net.

- Advertisement -

A visita de Torra a Lisboa já faz parte da cobertura dos jornais portugueses às eleições do dia 28 de abril. O crescimento do partido de extrema-direita Vox é ainda o ponto mais falado nos jornais.

- Publicidad -
- Publicidad -

Lo más leído

Suscríbete a nuestra Newsletter

Recibe las últimas publicaciones diariamente en tu correo para estar al día de los acontecimientos más recientes tanto dentro como fuera de nuestro país.